domingo, 7 de julho de 2013

MATRINXÃ

Peixe de escamas da famíliaCharacidae, a Matrinxã(Brycon amazonicus) é um peixe que lembra muito um lambari grande. O corpo é alongado, um pouco alto e comprimido. Sua coloração geral é prata nos flancos, com dorso mais escuro em marrom ou preto e nadadeira caudal geralmente com faixas negras e bordos brancos. Apresenta uma mancha arredondada escura na região umeral. Tem boca pequena ornada com dentes multicuspidados (com várias pontas), dispostos em várias fileiras na maxila superior, cortantes e trituradores. Produz muco abundante e viscoso, de aspecto leitoso. Atinge pouco mais de 70cm de comprimento total e cerca de 4,5kg de peso.
matrinxa09.jpg
Brycon amazonicus
Com ataques rápidos e muita disposição, a matrinxã não resiste a uma apetitosa isca. Com saltos acrobáticos após ser fisgado, encanta o pescador com seu brilho prateado.
Presente em rios com profusa vegetação, a matrinxã é uma espécie onívora. Costuma se alimentar no período de águas altas preferêncialmente de frutos,flores, sementes e artrópodes. Na época seca também consome pequenos peixes e outros animais, como pequenos caranguejos e caramujos. Nos rios de água clara, é comum ver cardumes de matrinxã, se alimentando debaixo das árvores, ao longo das margens.
matr_03.jpg
Também está associado a ambientes lóticos, mas sempre com íntima relação com a vegetação marginal com a qual mantém estreita dependência. Buscaabrigo em meio a pedras, troncos e galhadas de arvores mortas. A matrinxã atua como dispersora de sementes de algumas espécies vegetais da mata ciliar, assumindo papel importante nos ambientes marginais das florestas (várzeas e igapós) da Amazônia. Realiza migrações reprodutivas e tróficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário